quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Caracterização atualizada do campo de estágio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
 ROTEIRO DE CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I



O Relatório de Estágio Supervisionado I constitui-se no momento privilegiado no curso de Pedagogia. É a ocasião em que o aluno irá pôr em prática os conhecimentos construídos ao longo do curso, principalmente, relacionado à Gestão Educacional. É também o momento de estabelecer comparações entre a teoria e as situações reais e emitir uma análise crítica sobre a especificidade de cada situação encontrada.
Em se tratando de gestão escolar é o momento em que a partir da verificação “in loco” os alunos analisarão as condições legais, físicas, administrativas e pedagógicas bem como a infraestrutura de uma instituição que oferta a Educação Básica, culminando o trabalho com um relatório que evidencia o perfil da instituição.


ROTEIRO PARA A CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DO PROJETO DE INTERVENÇÃO.

(observação: alguns pontos não tiveram alterações, e foram pegos alguns créditos da antiga caracterização) 

1 – IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Nome do órgão: Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Endereço: Avenida Lourival Melo Mota, S/N, Tabuleiro do Martins, Maceió - AL, CEP: 57072-970 (Campus A. C. Simões)
Instância Administrativa: PROGRAD
Horário de funcionamento:08:00 às 17:00
Abrangência no atendimento: Todos os campus da UFAL


2 – CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
2.1. CLASSIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
CARACTERÍSTICA

2.1.1. Orgão Público, criado ou incorporado, mantida e administrada pelo poder público, uma autarquia, segundo documentos legais.
Lei n°. 3.867 de 25 e Janeiro de 1961, cria a Universidade Federal de Alagoas e promove outras providências.
- A Universidade Federal de Alagoas- UFAL, é uma instituição pública federal, quanto à natureza Jurídica, Autarquia sob regime especial do Poder Executivo, vinculação ministerial, Ministério da Educação da República Federativa do Brasil. A Pró- Reitoria de Graduação e Educação Profissional- PROGRAD é uma pró-reitoria ligada administrativamente à Reitoria. A PROGRAD parece exercer suas funções a contento.

PROPÓSITOS
Realizamos a entrevista com a responsável pelo setor (Geisa) e realizamos pesquisa documental. Os documentos que subsidiam são o Estatuto e o Regimento Interno da UFAL.


2.2. ATRIBUIÇÕES E FUNÇÕES
CARACTERÍSTICA
2.2.2. Descrever as funções e principais atribuições do órgão
- Acompanhar e avaliar os projetos pedagógicos dos cursos de graduação. Gerenciar programas e ações de amparo à docência e a discência.
- Acompanhar e gerenciar os estágios curriculares. Em relação às funções, a PROGRAD parece necessitar de mais funcionários.

PROPÓSITOS
Análise de documentos e entrevista com responsáveis.


3 – GESTÃO INSTITUCIONAL
3.1. DINÂMICA DE ORGANIZAÇÃO
CARACTERÍSTICA
3.1.1. ORGANOGRAMA E FLUXOGRAMA


PROPÓSITOS
Entrevistar a equipe técnica para compreender como está organizada a dinâmica organizacional

CARACTERÍSTICA

3.1.2. CLIMA ORGANIZACIONAL
a) Relações interpessoais
b) Reuniões
c) Envolvimento e participação
- O trabalho está organizado de forma setorizada sem muita interação, reuniões gerais esporádicas, reuniões setoriais ordinárias.

PROPÓSITOS
Observar as formas de relacionamento interpessoal e a forma de comunicação entre eles.
Examinar o cronograma de reuniões feitos com a equipe técnica e, em casos específicos, com membros externos.
Verificar se há programas, projetos ou convênios de parceria e incentivo a participação da comunidade escolar ou civil, outras instituições e unidades escolares.

3.2. RECURSOS FINANCEIROS
CARACTERÍSTICA
3.2.1. VERBAS QUE DISPÕE
- Segundo entrevista com equipe Técnica a PROGRAD não dispõe de nenhuma verba. Não recebe e não administra nenhum recurso financeiro da UFAL. Sendo assim, todos os pagamentos de bolsas são realizados diretamente pela UFAL.

PROPÓSITOS
Entrevistar a equipe técnica e gestora.

CARACTERÍSTICA

3.2.2. SISTEMÁTICA DAS DESPESAS E FORMA DE CONTROLE
- Como não possui recursos próprios, para adquirir materiais é feito uma demanda que é encaminhada ao setor responsável (almoxarifado ou Sinfra, por exemplo), que encaminha os materiais solicitados para PROGRAD.

PROPÓSITOS
Conhecer o setor ou planilha de controle institucional.

3.3. ATENDIMENTO

CARACTERÍSTICA


3.3.1. NÚMERO DE UNIDADES ATENDIDAS
- Toda Universidade Federal de Alagoas.

PROPÓSITOS
Entrevista com gestores ou técnicos.

CARACTERÍSTICA


3.3.2. PROGRAMAS, PROJETOS E ATIVIDADES:
Programa de Educação Tutorial -PET,
Monitoria,
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID,
Residência Pedagógica,
Programa Estudante Convênio de Graduação - PEC-G,
Mobilidade Acadêmica Nacional,
Acompanhamento Acadêmico,
Formação Continuada dos Docentes,
E Estágio.

PROPÓSITOS
Entrevista com gestores ou técnicos.

CARACTERÍSTICA

3.3.3 ARTICULAÇÃO COM OUTROS ÓRGÃOS
- Em virtude de sua própria natureza, a PROGRAD se articula direta e indiretamente com todos os outros órgãos e departamentos da Reitoria da universidade; PROEX, PROGEST e PROGINST, PROGEP, entre outros relacionados aos cursos de graduação. Bem como com os departamentos administrativos da universidade; DCA, DRCA e etc. E de maneira direta, se destaca a articulação com a PROGINST (Pró-reitoria de Gestão Institucional).

PROPÓSITOS
Entrevista com gestores ou técnicos.

3.4. MECANISMOS DE GESTÃO
CARACTERÍSTICA
3.4.1. COORDENADORIAS E GERÊNCIAS
A PROGRAD é articulada com os demais órgãos da Universidade, atendendo toda a demanda da mesma e reorganizando para o setor responsável. Em entrevista, foi mencionado que a PROGRAD é a pró-reitoria que lida com todas as graduações, logo, todos os setores que lidarem com essa natureza, estará articulado a PROGRAD. Sendo assim, a mesma funciona como uma secretaria da Universidade, tendo que se articular com toda a universidade para melhor gerir as atividades que a ela chegue. Os setores que compõem a PROGAD são:

- Secretaria, Responsáveis pelo: atendimento ao público; abertura, recebimento e tramitação de processos; agendamento dos blocos para eventos; arquivo de documentos; manutenção predial; frequência dos servidores – mensal; e elaboração e emissão de documentos diversos.
- Gerência de Estágios Curriculares (GEST), responsável pelos estagiários dentro e fora do Campus;
- Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP), responsável pelos programas como Programa de Educação Tutorial -PET, Monitoria, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Residência Pedagógica, Programa Estudante Convênio de Graduação - PEC-G, Mobilidade Acadêmica Nacional e Acompanhamento Acadêmico;
- Coordenadoria de Cursos de Graduação (CCG), responsável pelos projetos e análises do mesmo para avaliação externa de acordo com as leis do Ministério da Educação, em torno de 100 projetos pedagógicos.

PROPÓSITOS
Entrevistar membros para conhecer a composição, a função e as atividades/ações desenvolvidas;
Examinar plano de atividades

3.5. PLANO DE TRABALHO

CARACTERÍSTICA
3.5.1. O órgão tem planejamento que orienta o processo educacional?
- Dispõe de planilhas com metas e objetivos que já foram e que possivelmente serão alcançados, mas ainda não tivemos a oportunidade de ter acesso.

PROPÓSITOS
Investigar se na construção do planejamento houve participação dos atores envolvidos e os documentos elaborados.

CARACTERÍSTICA
3.5.2. O órgão tem objetivos e metas em concordância com o PNE?
Sim.
- Oferece expansão de vagas - Formação de professores.

PROPÓSITOS
Observar as ações desenvolvidas para o alcance das metas.

CARACTERÍSTICA
3.5.3. O órgão conduz atividades de estágio curricular e monitoria?
- CDP é responsável pelas monitorias, enquanto a Gest gerencia os estágios curriculares.

PROPÓSITOS
Observar as ações planejadas e desenvolvidas.

CARACTERÍSTICA
3.5.4. O órgão define no planejamento coordenação e acompanhamento das atividades de ensino, projetos especiais voltados para alunos em condição de vulnerabilidade social e formas de avaliação do próprio planejamento?
- As políticas de assistência estudantil ficam a cargo da PROEST.

PROPÓSITOS
Verificar no planejamento:
a) concepção institucional;
b) formas de formação e valorização profissional;
c) projetos especiais, parcerias e convênios;
d) momentos de discussão, implementação e avaliação do plano.

4 – OUTROS ASPECTOS
4.1 NECESSIDADES/PRIORIDADES
CARACTERÍSTICA
4.1.1. ASPECTOS QUE NOS CHAMA A ATENÇÃO
-Fragilidade financeira, visto ser um setor totalmente dependente dos recursos da ufal.
-Deveria ter mais profissionais ou mesmo estágirios no próprio setor, visto ser, o ponto central das informações dos estagiarios não obrigatórios 
- A forma como os setores da PROGRAD parecem trabalharem de forma isolada e independente. Uma certa impaciência ou incapacidade de alguns funcionários em apresentar um pequeno relato sobre o seu serviço.
- Outro ponto que nos chamou a atenção é a quantidade insuficiente de profissionais para tamanha demanda de trabalho.

PROPÓSITOS
Entrevistar a equipe gestora, de acordo com o roteiro em anexo.

5- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O campo de estágio, PROGRAD, se mostra desafiador dada a natureza e proporção das atividades geridas pelo órgão dentro da Universidade Federal de Alagoas. Em contrapartida, se mostra receptivo a novas visões e estagiários. Dado o curto período, ainda não é possível ter impressões conclusivas sobre o campo. Mas a amostra do espaço, apresentações gerais e trocas de questionamentos revela um ambiente favorável à aquisição de novos conhecimentos e troca de experiências com quem já lida com as atividades no espaço de gestão que é a PROGRAD.

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