quinta-feira, 18 de abril de 2019

Diário individual ( Ana Pula)



MEU DIÁRIO DE CAMPO

ESTUDANTE: Ana Paula Ramos dos Santos



A Disciplina Estágio Supervisionado I, é ofertada no 5º. Período do curso de licenciatura plena em pedagogia, do Centro de Educação – CEDU, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, no turno matutino, tendo como docente, a professora Dra. Elisangela Mercado, no período letivo correspondente ao ano de 2018.2. Essa disciplina faz parte da grade obrigatório do curso e tem como objetivo principal, proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar fora da sala de aula, experiências e rotinas típicas da gestão escolar. Nossa equipe teve como campo de atuação, a PROGRAD, um setor da Universidade Federal de Alagoas, responsável por assuntos pertencentes ao curso de graduação. Nossos trabalhos foi desenvolvido na área de estagio não obrigatório. Tivemos um excelente acompanhamento por parte dos técnicos e responsáveis pelo setor e ao final do estágio, desenvolvemos um produto que vem a atender as necessidades de controle dos desligamentos dos estagiários dos setores em que estão lotados, tornando esse fluxo de informação mais ágil e viabilizando o fluxo de trabalho do setor. As  ações desenvolvidas durante o nosso estágio trouxeram reflexões e olhares voltados para a prática da gestão, seus problemas e desafios. Os registros descritos a seguir  são a descrição dos  principais momentos vivenciados durante as atividades realizadas.

Dia 22/11/2018 – Tivemos  nosso primeiro encontro com a professora Elisangela Mercado, dela recebemos as informações gerais do que seria o Estágio, a turma foi dividida  em grupos com até 5 pessoas e o campo de atuação também foi definido. Recebemos orientações de como criarmos um Blog, no qual todas as nossas atividades fosse postadas e socializadas, com fatos, relatos e registros diversos. Recebemos também indicações de textos para fundamentar nossos estudos e  nos auxiliar nas reflexões entre teoria e prática.

Dia 06/12/2018 – Tivemos nosso primeiro contato com o setor da PROGRAD, formos muito bem recebidas pela Técnica Geysa, ela nos falou do fluxo logístico  referente aos contratos dos  estagiários não obrigatórios, ela expos as dificuldades, os problemas que existem no fluxo operacional  e a partir dessa exposição, começamos a pensar o que fazer para  desenvolvermos um projeto de intervenção, que pudesse contribuir  para a solução desses problemas.

Dia 07/12/2018 – Utilizamos o tempo da aula de Projetos Integradores 5 – PI5, para realizarmos a análise da caracterização da PROGRAD, para iniciarmos o mapeamento. Esse momento foi para mim muito interessante, pois tivemos momentos  de fala  e escuta, ouvimos as sugestões de todas as participantes do grupo, criamos um clima de diálogo, percebi o quanto é importante dialogar e ouvir o outro nos momentos que precisamos agir, acredito que esse momento  contribuiu para entendermos a importância de contar com a participação de todos. Isso faz parte da gestão.

Dia 13/12/2018 – Voltamos ao campo de pesquisa, á PROGRAD para conversarmos com a Geysa, desta vez coletando dados referente a  caracterização do setor, através dessas informações começamos a construir um roteiro de ação. Iniciamos um planejamento, no qual  todas  participaram, percebi o engajamento do grupo, a vontade de realizar, a disposição em vencer obstáculos e a força do trabalho em equipe.

Dia 14/12/2018 – Definida os setores para visitação e mapeamento, cada uma de nós ficamos de realizar essas visitas, estávamos em vias de entrarmos no recesso natalino, foi um período tenso, particularmente  senti insegurança na hora de falar com as pessoas do setor sobre o meu trabalho como estagiária e qual o meu objetivo em relação ao mapeamento. Alguns setores forma mais fácies de interagir, em outros encontrei resistências e alguns “nãos”. Veio uma leve frustração, e uma sensação que não iria dar certo, que não teria condição de  continuar.

Dia 24/01/2018 – Voltando do recesso, esclarecemos  em sala de aula dúvidas sobre o relatório da caracterização, iniciamos  a construção desse relatório.  Foi um momento mais esclarecedor, o que me acalmou mais.

Dia 07/02/2019  Conclusão da elaboração do Projeto de  intervenção, com bases nas observações na PROGRAD.

Dia 14/02/2019  Tivemos  uma reunião com a professora Elisangela Mercado em sala de aula, ela ouviu a cada uma de nós, e nos auxiliou muito a compreender o processo, deu dias sobe  o que alterar e melhorar no nosso projeto de intervenção. Senti mais confiança e visualizei nesse momento a importância desse estágio em minha formação. Foi muito importante.



Dia 21/02/2019 – Entrega da proposta do nosso projeto de intervenção a Geysa, para a avaliação dela. Geysa ficou de apresentar também ao Tiago. Ficamos aguardando a resposta.

Dia 14/03/2019 – No laboratório odo CEDU, desenvolvemos a frequência on-line no google drive voltada para os desligamentos dos estagiários não  obrigatório.

Dia 20/03/2019 – Nossa proposta do projeto de intervenção, foi alterada, devido a não possibilidade de instaurar a frequência online dos estagiários, recebemos orientação d a professora Elisangela Mercado  a  desenvolvermos um banco de dados para o desligamento dos estagiários não obrigatório. Percebi que na prática da gestão, nem sempre nossos objetivos são alcançados, por existir fatores determinantes e condicionantes, sempre será necessário pensar em outras alternativas e caminhos para  atingir determinados objetivos, isso deixa em alguns momentos uma desmotivação. Acredito que na gestão de uma escola, por mais democrática que  seja sua concepção, as relações humanas sempre requer  atenção e um olhar específico para a administração dos problemas.

Dia 21/03/2019 – Criação do banco de dados  no laboratório do CEDU e envio do mesmo por e-mail para o técnico Tiago, pra sua apreciação. Recebemos em seguida a resposta que o produto foi aprovado com sucesso.



Dia 28/03/2019 – Reunião em sala de  aula para recebemos a orientação quanto a construção do relatório final, e as devidas orientações para a construção dos slides referente a disciplina PI5. Momento muito gratificante para nós. Estamos na reta final do nosso estágio.

Dia 04/04/2019 – Construção do Relatório Final

Dia 11/04/2019 – Entrega do relatório com o produto final, na PROGRAD, em uma reunião muito proveitosa, pois sentimos que o nosso produto trará uma contribuição para melhorias no logístico do setor que cuida dos assuntos pertinentes aoo estagiários não obrigatórios da UFAL. Realizamos um pequeno café da manhã  juntos aos técnicos  Geysa e Tiago. 

Fim do nosso estágio.

Considerações Finais:

Sem o empenho e o engajamento de todas as estudantes pertencentes ao grupo, esse trabalho não seria realizado com êxito. A atuação da professora Elisangela Mercado foi fundante para o sucesso do nosso estágio, sua dedicação, seu olhar, sua fala e sua escuta, determinaram os elementos necessários para que caminhássemos com mais segurança até o fim. Percebi a importância do respeito ao outro, da necessidade de considerar o saber do outro, de somar talentos e equilibrar diferenças, para que a equipe possa trabalhar em harmonia visando um objetivo comum.

Gratidão, Gratidão e Gratidão.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário