terça-feira, 16 de abril de 2019

Diário de campo (Isailda)



 
Atividade do dia 22/11/2018
Neste dia quando fui à universidade estava ansiosa visto que era um campo totalmente desconhecido o tão falado “estagio” nossa primeira aula com a professora Elisângela, ela nos explicou sobre o que era o estágio obrigatório em gestão e suas especificidades e como essa disciplina esta interligada com PI5 a professora nos pede para elaborarmos um mapa conceitual referente ao texto de Pimenta e Lima (estagio e docência).

Atividade do dia 06/12/2018. Fomos a Prograd para realizarmos o reconhecimento do espaço, onde iríamos realizar nosso estágio.
Fomos recebidas por Geisa, na qual foi muito atenciosa. Nossa professora passou algumas informações, assinamos alguns papéis para oficializados nosso estágio, no entanto, fiquei muito assustada, pois não sabia nada. Geisa nos deu um breve relato da situação do de como funcionava a PROGRAD, seus funcionários etc. Fiquei bastante assustada com tanta confirmação, pois não via ainda qual seria minha contribuição. A professora nos indicou lermos o relatório do antigo grupo para compreendermos a situação, mas, não foi tão fácil nos contatarmos com ele até que em fim conseguimos ter acesso ao seu blog.

Atividade do dia 07/12/2018:
Aula de PI V. Fomos para Ufal analisarmos o blog do antigo grupo de estágio. Ao chegar encontrei minhas colegas e ao começarmos visualizar o blog não encontramos muita coisa, mas nossa parceira Luanna que é craque em achar coisas , ela encontrou as informações que desejávamos, compartilhamos com o outro grupo, é sendo assim a partir daí, começamos a analisar e constatar algumas necessidades na caracterização, para completar nossa caracterização.

Atividade do dia 14/12/2018
Fomos fazer a caracterização aparte me coube falei com uma moça lá que no momento não lembro, para tirar umas fotos da planilha de gasto, mas como ela não podia autorizar e Geisa estava em reunião não foi possível fazer, cabei esquecendo de ir em outro momento para fazer isso.

Atividade do dia 24/01/2019.
Nos reunimos em sala para alguns esclarecimentos  sobre a elaboração do relatório de caracterização e o projeto de intervenção . Nesse dia foi bem proveitoso visto que me tirou um peso enorme da consciência. Em seguida fomos fazer o nosso projeto.

Atividade do dia 31/01/2019
Acho que fomos para sala, desta vez Sirlane é que nos auxiliou, visto que a professora estava em uma reunião. Sirlane nos orientou de como fazermos um Projeto de Intervenção, pois particularmente nunca fiz um. Pois enviamos para ela uns dois dias antes. Quando chegamos lá ela se surpreendeu, pois nosso projeto era basicamente um protótipo de projeto. Mas, com suas orientações melhoramos.


Atividade do dia 07/02/2019
Não houve aula e nem fomos a campo, porque como era retorno de carnaval a ufal estaria deserta e as repartições as quais iríamos fazer o levantamento dos estagiários não estariam funcionando. Dito e certo fui ao Museu Théo Brandão e chegando lá realmente estava fechado. Mas fui no outro dia que foi dia 08/02/2019, fazer o levantamento e consegui colher os dados tanto do estagiários como do supervisor.


Atividade do dia 14/02/2019
Neste dia a professora fez a revisão do projeto de intervenção, pois a mesma falou-nos que como nosso primeiro projeto só era um esqueleto ela não poderia deixar ser apresentado a PROGRAD antes que ela desse uma revisada. E ao revisa ela foi bem sincera e meu coração quase pulava para fora de tanto nervosismo e correções principalmente PA parte teórica a qual foi minha parte, foi uma decepção para mim fiquei muito frustrada, mas ao mesmo tempo feliz por ser orientada a fazer de forma certa.
Na semana seguinte fomos apresentar para os técnicos da PROGRAD o nosso projeto de intervenção, com a finalidade a aprovação, para iniciarmos a nossa ação no campo.

Atividade do dia 21/02/2018
Esse dia foi dedicado para apresentação do projeto a equipe da PROGRAD, na qual, apresentamos a nossa proposta de intervenção quanto à deficiência da frequência dos Estagiários não obrigatório em campo, visto que, era uma dificuldade que a PROGRAD não consegui a solucionar, então nossa proposta de projeto, foi de fazer um formulário para os coordenadores preencherem sobre a frequência dos estagiários não obrigatório atuando em campo.  Dessa forma, aperfeiçoando o monitoramento desses estagiários, que até então, a PROGRAD não tinha controle.

Atividade do dia 22/02/2019
Essa atividade do projeto foi dedicada para fazer mapeamento nas unidades, na qual, estão inseridos os estagiários não obrigatório na UFAL, então fomos a campo atualizar os dados desses Estagiários, consequentemente dos supervisores, e assim poder ter um controle quanto à quantidade e as pessoas que estão nesses estágios, pois a PROGRAD não tinha essas informações.  No entanto, foi bastante complexo esse mapeamento, pois sentimos um embate em relação à disponibilização das informações dos estagiários e supervisores nas unidades, então não conseguimos todas as informações que precisávamos, porém informamos a professora do estágio obrigatório e ao Thiago supervisor da PROGRAD quanto a isso.


Atividade do dia 28/02/2019
Demos continuidade ao mapeamento nas unidades, porém sem muito êxito, como relatado na atividade anteriormente.


Atividade do dia 14/03/2019
Nesse dia o grupo se reuniu, para elaborar a frequência online dos estagiários, do estágio não obrigatório, no laboratório/ biblioteca setorial no CEDU. Não foi algo muito fácil de início, no entanto, conseguimos, após a conclusão da elaboração da frequência, encaminhamos via e-mail para os técnicos da Prograd, responsáveis pelo setor de estágio: o modelo da  frequência e as datas disponíveis para a formação dos técnicos, (visto que, era um dos nossos objetivos) com o propósito de ensinar o manuseio da ferramenta. Segue no apêndice o corpo do e-mail o qual enviamos para Thiago.


Atividade do dia 21/03/2019
Após a reunião feita na PROGRAD com Thiago, Geisa, professora Elisângela, nossa equipe se reuniu para elaboração do Banco de Dados, referente ao desligamento dos estagiários. Como já tínhamos as orientações, ou seja, as perguntas para serem colocadas no formulário. Enviamos para o e-mail estagio@prograd.ufal.br. Para ser analisado por Thiago, no entanto não recebemos a devolutiva.

Atividade do dia 28/03/19
Reunimo-nos, todos os participantes da disciplina Estágio Obrigatório e PI 5, em sala para esclarecimentos e orientações, acerca da finalização das disciplinas e apresentação do relatório final, com a professora Elisângela Mercado. A professora passou as orientações para todos os grupos, tanto o grupo que estava em espaço escolar quanto os que não estavam. Ela nos informou que o dia 11/03/19 seria nosso último dia de estágio no campo (como já estava organizado em nosso cronograma) e poderíamos fazer uma confraternização se desejássemos lá na PROGRAD, como forma de agradecimento pela atenção e espaço de aprendizagem. Este dia foi de muito aproveitamento, visto que, a partir dessas orientações ficamos mais aptos para fazermos o nosso relatório e concluirmos mais uma etapa de nossa graduação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário